18 de abril de 2011

Vietnã: Halong Bay

Outro lugar imperdível é Halong Bay, que fica perto de Hanoi, no golfo de Tokin. É um labirinto de 'ilhas de pedra', a baía é considerada patrimônio da UNESCO desde 1994. Não sei se existem passeios que vão e voltam no mesmo dia, mas optamos, já queríamos na verdade (nosso número de noites em Hanoi já foi programado para isso), pelo Cruzeiro de 2 dias em Halong Bay, que foi bem legal e é altamente recomendável, se tiver tempo e for verão, você pode optar por um cruzeiro maior, o lugar é muito lindo.

Vista de Halong Bay da caverna e um dos inúmeros barcos que fazem o cruzeiro na baía.

Nosso tour foi comprado na agência em Hanoi, que mencionei anteriormente, e custou 99 dólares por pessoa, com as refeições inclusas (sem bebidas), em cabine dupla. A estrutura do barco era melhor do que eu esperava, nossa cabine tinhas duas camas bem confortáveis, aquecimento, frigobar e banheiro (micro banheiro, com chuveiro em cima do vaso, mas para uma única noite estava susse), era da Oriental Sails, e não posso deixar de mencionar que fomos muito bem atendidas pela tripulação.

Vendedora ambulante (claro!), nós nas cavernas e um guia de caiaque.

De micro ônibus nos buscaram no hotel e fomos ao pier de Halong, em um barco menor nos levaram ao barco grande para deixarmos as malas e serviram um almoço (a comida era ótima). Novamente no barco menor fomos até umas cavernas, pra europeu ver, já que no Brasil temos umas mais legais, e o passeio de caiaque a que tínhamos direito, foi dispensado devido ao frio e a preguiça... ficamos no barco jogando batalha naval e tomando um vinho pra esquentar.
A estrutura da cabine e do barco.. e a nossa 'festa brasileira'
O jantar estava ótimo e com nossos iPods, minha caixinha de som e um microfone ligado ao karaoke, fizemos uma 'festa' com muita música brasileira...
Visita às Vilas Flutuantes de Halong Bay
No outro dia, café-da-manhã, visita às Vilas Flutuantes e logo após o almoço, voltamos para Hanoi.

13 de abril de 2011

Vietnã: Hanoi III - Tam Coc

No primeiro dia em Hanoi fomos a uma agência de turismo, porque queríamos ir a Halong Bay e outros lugares como Sapa, que não pudemos pois todos os tours envolviam duas noites ou mais. Acabamos comprando então um tour para a região de Tam Coc.

Chegamos cedo, por isso tinha pouco turista ainda, e acreditem passamos embaixo desta ponte.
É considerada como uma Halong Bay do interior, onde estas formações rochosas ficam no meio dos arrozais. Passeio de barco neste rio, muito bucólico, até tentarem te vender algo. Mas o cenário é lindo, por isso vale a pena se você tiver um dia livre na sua agenda para o passeio.

Sem dúvida que a parte da 'caverna' foi a mais fria. E olha como o piloto do outro barco improvisou um pedalinho...
De carro levamos uma 1:00/1:30 pra chegar (não lembro bem ao certo) Nós levamos sorte de ter um solzinho, mas mesmo assim estava frio, a sensação térmica era baixa. Outro ponto de sorte foi que os ônibus turísticos não tinham desembarcado seus passageiros ali ainda.

Mulher pescando, cabra escalando as rochas para comer e vendedores ambulantes a espreita para te oferecer de tudo!
O nosso tour incluía um almoço típico, a sopa daquele dia estava uma delícia e depois visitamos os templos da região, foi bom ter um guia exclusivo para fazermos perguntas...

11 de abril de 2011

Vietnã: Hanoi II

Para Hanoi, pegamos um vôo de Da Nang (meia hora de Hoi An) pela Vietnam Airlines. A capital do Vietnã tem um trânsito assustador e olha que já tínhamos passado por Phnom Penh e Saigon, mas o pessoal do norte gosta mais ainda de buzina!

Ana e eu com a bandeira do Vietnam e a Catedral
Ficamos hospedadas no Church Hotel, cuja localização é excelente, na rua da Catedral de Hanoi, que fica no centro antigo da cidade (Old Town). O hotel é bem simples, para um duas estrelas achei caro no Vietnam, mas descobri que está indicado em vários guias. Tem um restaurante italiano fantástico quase do lado, Mediterraneo (no Frommers), foi sensacional para dar um tempo na comida típica. (Gostamos tanto que acho que a Ana vai repetir a dica)

Na cidade passear pelas ruas do Old Quarter já é turismo... O hotel era bem perto do Hoan Kiem Lake (o lago da espada restaurada) e tem a ver com a lenda do Rei Le Thai To, que expulsou os chineses com a ajuda de uma espada mágica que ele pescou do lago e posteriormente A Tartaruga (que dizem viver até hoje lá) pediu a espada de volta após as lutas. (Olha o que 'diz' a Wikipedia sobre)

Na ponte vermelha que é o acesso ao Ngoc Son, no Hoan Kiem Lake
No lago ficam o templo de Ngoc Son e a Turtle Tower, considerado pelos locais como o coração da cidade, é o lugar eleito para a prática de exercícios por muitos. (Para quem mora em Curitiba, o lago tem mais ou menos o tamanho do lago do Parque Barigui). 

Na região da quadra Ba Dinh, não muito longe do Old Quarter, fica o complexo do Mausoléu de Ho Chi Minh, que, além do próprio túmulo imponente, abrange o Palácio Presidencial, a casa de Ho Chi Minh, seu museu e uma Pagoda.

No complexo do mausoléu de Ho Chi Minh
Não fomos à Hanoi Citadel, mas é um dos pontos a serem visitados.

Dica: No parte Norte do lago (rua Cau Go) tem uma agência grande de turismo, lá compramos nosso passeio a Tam Coc e nosso cruzeiro de Halong Bay, compramos de um dia para o outro. Além deste parece um que bem legal é o para as montanhas de Sapa.

Dica2: Cuidado com os taxistas, fique atento para o taxímetro (peça para zerarem) ou combine um preço antes. Do aeroporto até o Old Quarter, agendado pelo hotel, pagamos U$ 20,00.

1º era o meu peixe no I-Box e os outros meu e da Ana no Mediterraneo
Dica3: Além do Mediterraneo, jantamos também no I-Box (veja os comentários no Trip Advisor), que é restaurante, bar e lounge, que também fomos a pé do nosso hotel, adoro hotéis bem localizados.
Guias: Lonely Planet 'Vietnam, Cambodia, Laos & the greater Mekong' e *Wallpaper City Guide: Hanoi

10 de abril de 2011

Show: U2

Além de viajar, eu tenho outro hobby - ir em shows. E acho que a Amélia também vai em shows por hobby. Pelo menos nos últimos dois anos fomos juntas em vários! Tenho guardados 70 ingressos de shows, sendo que vários deles eram de festivais. Contando que eu comecei a guardar os ingressos com uns 17 anos e que várias vezes não fico com o canhoto...já dá para imaginar a quantidade de bandas que eu vi.  Já fui shows do Paul McCartney, Rolling Stones, Ramones, Roger Waters, Red Hot, Metallica, ACDC, The Beach Boys...

Bom, ontem fui no show do U2. Essa é uma banda que não me emociona muito. Gosto das músicas mas não tenho costume de escutar no carro ou em casa. Mas que show! Impecável, músicos muito bons, palco lindo e telão SENSACIONAL!!! Vale muito a pena ir uma vez. Um espetáculo!!! E no final, a banda ainda fez uma homenagem para as crianças que foram assassinadas essa semana em um colégio no Rio de Janeiro. Fiquei arrepiada. Apagaram todas as luzes do estádio e as pessoas acenderam os celulares e isqueiros. Que cena maravilhosa.


E eu, Amelie, vou me intrometer no post da Ana só pra dizer que este show vale muito a pena, pois eles montaram uma estrutura incrível... Fui em julho de 2009, com dois amigos brasileiros na Amsterdam Arena (estádio do AJAX). Apesar de comprar em cima da hora, fiquei num lugar bem bacana (cadeiras almofadadas, banheiro bem privativo e super limpinho, restaurante, etc.) e tirei várias fotos que posto agora aqui! Mas digo uma coisa, show no Brasil é mais legal, tem mais energia...
A estrutura do palco 360º em momentos diferentes.

O telão de altíssima definição que descia, subia, separava...

E esta foto que acho bem legal do quase final do show!

9 de abril de 2011

Vietnã: Hanoi

Bom, passando na frente do post da Amelie que está quase pronto....Vou começar a falar de Hanoi.
O trânsito da cidade é MUITO tenso. Todas as ruas do centro velho, onde ficamos, tem muita moto, muita lojinha e muitos botequinhos de comida. Lá mais que em todos os lugares do Vietnã as pessoas comem na rua. Inclusive fomos procurar casacos para comprar (Hanoi faz bastante frio no inverno - usamos duas calças, luva, cachecol e gorro!) e as vendedoras da loja ficam comendo....ui, aquele cheiro de comida picante quando você quer comprar roupas é nojento.

Hanoi tem alguns pontos turísticos bem legais. Fomos em poucos, só no primeiro dia. Conhecemos o Ngoc Son Temple que fica dentro do lago Hoan Kiem. Bem legal, vale a pena a visita. Existe uma lenda que no lago mora uma tartaruga gigante, que aparece para poucas pessoas. Tem gente que jura que já viu. Eu não acreditei muito. Mas no parque Barigui, em Curitiba, também tem a lenda do jacaré...só que eu já vi o jacaré.




 Depois fomos conhecer o túmulo de Ho Chi Minh. Juro, um negócio espetacular. Muito grande e bonito.


Atrás do túmulo fica o palácio antigo do governo, onde Ho Chi Minh morava. Tudo muito bem cuidado...o jardim é sensacional. Para quem conhece, a Lokinha foi esse dia.



Detalhe a roupa das duas: tudo com qualquer coisa. Acho que eu usei tudo que tinha na minha mala de uma vez só.

4 de abril de 2011

Vietnã: Hoi An III

Passear pela cidade já é um passeio e tanto, as lojas, a feira, a arquitetura da cidade, fora que é um lugar calmo, sem um trânsito frenético com buzinas como as outras cidades que conhecemos no Vietnã.
As cores das verduras são muito bonitas
O tour em Ancient Town, incluí um ingresso dividido em cupons, para visitar 5 atrações: um museu, uma casa velha, uma sala de reunião, a oficina de artesanato (e show de música tradicional) ou do teatro tradicional, e tanto a Japonese Covered Bridge ou o Quan Cong Temple.
Quan Cong Temple: A influência chinesa e japonesa é muito marcante mesmo.
Aliás, na frente do Templo Quan Cong, tem um restaurante bem gostoso, com Shakes de Frutas e um rolinho primavera bem bom!
Ana na frente da Ponte Coberta Japonesa e nós em outro templo da Cidade Antiga
Mesmo ventando muito e até um pouco frio foi gostoso ter ido conhecer o clube de praia do nosso hotel. À noite, no Beach Club funciona uma balada, que não fomos então não sei como é.


Dica 1: Tem bancas e lojas com lanternas lindas, se você tiver paciência de carregar acho que vale muito a pena. Dá uma olhada na foto.
Eu queria comprar várias, mas minha preguiça de carregar foi maior.
Dica 2: Hoi An está cheio de escolas culinárias, inclusive o Lonely Planet descreve a cidade como um 'céu gastronômico'

2 de abril de 2011

Vietnã: Hoi An II

A Mélia já descreveu muito bem a cidade. Uma gracinha! Dá para comprar um ticket para visitar 5 lugares turísticos e que vale muito a pena. Na verdade, vale muito a pena só ficar andando pela cidade. Um astral sensacional.

Me irritou bastante esse negócio de mandar fazer as roupas. Mas minha ansiedade não permite que eu volte 3 vezes na mesma loja para experimentar roupas. Chegou uma hora que eu desiste e peguei meus vestidos do jeito que estavam e decidi arrumar aqui no Brasil mesmo. Depois de ajeitados eles ficaram MARA. Não vejo a hora de chegar o primeiro casamento para usar! Bom, falam que forte de Hoi An são as roupas para homens.

Outra coisa que tem que fazer em Hoi An é comprar os cremes de massagem (embalagem pequena verde com um tigre). Tem que pechinchar bastante e vale muito a pena. Só avisa a massagista aqui do Brasil para usar uma grama junto com outros cremes porque o negócio é BEM forte.

Na verdade só queria escrever esse post para contar uma das histórias mais engraçadas que já aconteceu comigo. Fui eu feliz e contente fazer uma massagem de uma hora e meia no hotel. Juro, umas das melhores massagens EVER! Quando a mulher começou a fazer a massagem eu olhei para o pé dela e fiquei com pena do sapatinho que ela estava usando. Bom...uma hora de olho fechado...quando eu abri o olho fiquei surpresa!!!! A mulher tinha mudado de sapato...nossa, ainda bem...Comecei a prestar mais atenção..nossa, ela está usando uma havaina....nossa, é uma havaina slim....NOSSA, é a havaiana do casamento do meu irmão!!!!

1 de abril de 2011

Vietnã: Hoi An I

Lojas e restaurantes a beira do canal no centro histórico
Hoi An é uma pequena charmosa cidade histórica mais ou menos na metade da costa. Antiga cidade portuária internacional e datada do século XV, hoje é uma cidade turística, que atrai pela sua beleza histórica bem conservada, praia e dezenas de alfaiatarias que fazem roupas da noite pro dia.
A arquitetura Vietnamita sofreu influência internacional, sobretudo da China e do Japão. As casas do centro histórico são em sua maioria de madeira. Entrou para lista de patrimônio cultural da Unesco em 1999, por ser uma cidade muito bem conservada, um exemplo de um porto internacional de comércio asiático.

Ficamos 3 noites por lá, uma excelente oportunidade para descansar, no hotel Hoi An Pacific, que fica perto do centro e tem um clube de praia, oferece bicicletas aos hóspedes e vans que fazem os trajetos entre Hotel-Centro e Hotel-Clube de Praia. Se passar por lá, os shakes de Manga e Coco são uma delícia!

No primeiro dia, eu ainda estava doente, e nos 'perdemos' um pouco nas lojas de tecido e alfaiataria. Lojas cheias de europeus mandando fazer ternos, blazers, vestidos, saias, etc, combinação dos tecidos bons e estampas maravilhosos com a mão de obra barata (é barato pra gente, para os europeus então imagina).

Mas uma coisa é certa, se você está acostumado com o acabamento das roupas aqui no Brasil, com certeza não gostará tanto assim do resultado final. O fato é que, o valor da mão de obra é muito pequeno perto do valor do tecido e por um pouco a mais (e algumas provas depois) o vestido vem pronto. O problema é que o corpo da brasileira, além dos costumes é claro, é muito diferente, para pedir um decote no vestido foi um parto (risos).

Eu tive mais sorte que a Ana, pois a menina que me atendia era melhor, sabia o que estava fazendo e se comunicava um pouco melhor, teve até que ajudar a atendente da Ana, além disso entendeu os meus desenhos (com detalhes indicados nas fotos de revistas é claro). Trouxemos os vestidos 'quase acabados', mas o retoque final foi aqui no Brasil mesmo.

Brother's Cafe
A parte mais legal deste dia foi sentar e ver a hora passar no Brother's Café, comida Vietnamita, ambiente muito agradável, mesas num lindo jardim na beira do canal, quando escurece, o jardim todo é iluminado por lanternas e luzinhas... Super recomendo! Depois voltamos de táxi bicicleta, sentada em duas no lugar de uma, demos muita risada. (Aproveite para andar nesta bicicletas com a cadeira na frente em Hoi An, que tem um trânsito pacato, porque nos outros lugares do Vietnã eu não me arrisquei)

Obs: Muitos turistas vão à Da Nang, atualmente cidade do porto, onde tem diversos resorts de praia, meio hora de Hoi An, mas recomendo ficar perto da cidade antiga. Se você for em épocas mais quentes e com o objetivo for ficar de pernas para o ar na praia, então vá mesmo para Da Nang, só não deixe de ir a Hoi An pelo menos uma vez.

Obs2: Vale a pena comprar tecidos por lá, porque a qualidade é muito boa, mas em vez de ficar se estressando com provas e explicações sem fim, perde-se um tempo valioso de viagem fazendo isso, nós tínhamos tempo, mas se não tiver não faça.