27 de junho de 2011

Brasil: Fernando de Noronha

Fernando de Noronha é um dos lugares mais bonitos do Brasil que eu já conheci. E é o lugar que eu gosto mais de passar dicas!!! Eu já fui em duas épocas: uma no começo de março e outra em agosto. São épocas BEM diferentes. É super importante saber o que você quer fazer em Fernando de Noronha para depois escolher a época do ano (surfar - dezembro, janeiro, fevereiro ou mergulhar - agosto, setembro, outubro). Agosto venta MUITO....

Bom, a primeira dica é que amanhece super cedo e fica escuro super cedo também. O melhor é acordar umas 7:00, tomar café e já sair para as praias. 

Acho que o primeiro lugar que tem que ir é na praia Cacimba do Padre. 



      Importante conferir os horários das marés. Chegando lá o melhor é ir direto para a Baia dos Porcos, que é no lado esquerdo da praia (tem que subir o morro). Levar sempre na mochila máscara e snorkel. 


        
    Na Baia dos porcos dá para mergulhar um pouco. Depois da Baia dos Porcos é legal dar uma passada na Americana.  E depois ficar o resto da manhã na Cacimba tomando sol!!! 


    De tarde dá para passear no centro histórico (tem a igreja, o forte) e depois ir andando para a praia do Cachorro, praia do Meio e praia da Conceição. É bem gostoso ficar na praia da Conceição. Tem um barzinho no meio dessa praia que toda música no final da tarde.



  
    No segundo dia vale a pena fazer o passeio de barco para ver golfinhos e  depois fazer uma parada na praia do Sancho, que é considerada a praia mais bonita do Brasil. Dá para ir para essa praia por uma trilha também. Eu sou super medrosa e só fui de barco. Tem que descer uma escada no meio das pedras...




      No terceiro dia dá para ir para a Praia do Boldró. É super bonita. E o mais legal é esperar a maré baixar e ir a pé para a praia do Bode, que é uma graça. De tarde dá ir na praia do Leão e na Ponta da Caracas. No Leão dá para mergulhar, mas o mar lá é sempre brabo. Também dá para aproveitar a viagem para este outro lado da ilha e ir no Sueste. Mas é legal ir no Sueste de manhã, para tentar ver tartarugas. Eu não consegui ver nenhuma. Já no aquasub vi um monte!


            Outro passeio imperdível é a  Praia do Atalaia. É um passeio demorado. Como só pode ir com guia, o ideal é tentar conseguir ir na primeira turma, que chega de volta depois do meio dia. O pessoal das pousadas conhece guias legais que podem levar para fazer esse passeio. É só combinar na noite anterior (fotos do atalaia censuradas!).


    De tarde dá para fazer uma visitinha no Air France e na igrejinha que tem perto do porto.



            Vale a pena: Fazer Aquasub. Eu vi um monte de arraias (até pretas com bolinhas brancas!), peixe verde fosforescentes, tartarugas..... Também, para agendar é só conversar com o pessoal da pousada que eles arranjam tudo. 

Dicas:

1) O barco do passeio dos golfinhos chacoalha bastante. Se você tiver problemas de enjôo, já compra remédio antes!

2) Site para pesquisas: http://www.noronha.pe.gov.br/ . Antes de ir já paga a taxa de preservação pelo site. Chegando lá voce não pega fila.

3) Sugiro a Pousada Pedras Secas. O telefone é (81) 36191625 e o email é pedras_secas@hotmail.com

4) Chegando em FN já alugue um buggy para todos os dias. Sai uns R$100 por dia e vale super a pena! Quando a van for te buscar no aeroporto você já pede pro guia uma dica de quem tem buggy.

5) Leve bastante protetor solar. Você vai ficar o dia inteiro no sol.

6) Tem uma pousada, quase no centro histórico, que tem cadeira de praia e guarda sol para alugar. Já fecha um preço  para todos os dias. 

Dicas de restaurantes:

1) Pousada Zé Maria – Vale a pena jantar lá. Mas não no dia do festival. É muito cheio e muito caro. Se não me engano o festival é na quarta e no sábado.

2) Pousada da Morena – Foi o lugar que eu mais gostei para comer. Tem um carinha tocando violão, é super legal.

3) Pousada Teju-Açu – essa tem que ir jantar. É super legal.

4) Cacimba Bistrô – é super legal lá!

5) Tecnicolor – Acho que é esse o nome. Vale a pena ir nesse lugar porque é super rústico. Tem uma moqueca BEM gostosa lá. Mas a casa parece é bem simples e as vezes uns ratinhos fazem companhia.

6) Para almoçar eu recomendo comer açaí na frente da escola ou comer tapioca na praça no centro, onde tem a lan house.

9 de junho de 2011

Sudeste Asiático

Nem acredito que depois de tantos posts terminamos de contar algumas das histórias e também de dar algumas dicas desta viagem incrível que fizemos. O tempo passou e empolgação continua, foi sem dúvida uma das experiências mais legais que tive na vida.

Ainda tenho muito o que conhecer na região e quero voltar com certeza, incluirei outras cidades, outros países, repetirei passeios... Não deixem de viajar, não deixem de ir, sério!

Na nossa última tarde em Bangkok, passamos a tarde no sol e na piscina e depois jantamos no restaurante do hotel, The Roof, depois antes e terminarmos nosso vinho, amigos de Curitiba que tinham acabado de chegar na cidade foram nos encontrar.
Hot Stones (ficamos um pouco defumadas)

A Ana já começou a escrever sobre outros lugares, e eu também farei o mesmo, espero que não fique muito bagunçado e que vocês gostem...

8 de junho de 2011

Tailândia: Bangkok V - Wat Arun e Chatuchak Weekend Market


Wat Arun
Wat Arun é um ponto de referência em Bangkok, pois é um templo Budista alto, Prang (de estilo Khmer, que simboliza o Monte Meru da mitoligía Hindu), rodeado por outras 4 torres menores no mesmo estilo. Todas as torres são sustentadas por fileiras de demônios e macacos, e os degraus da torre central são ingrimes e estreitos.
Tem menos cores e sem dourado que o Grand Palace, mas a riqueza nos detalhes continua.
Fica do outro lado do Rio Chao Praya, oposto ao Grand Palace, chegamos de barco, nosso tour do canal nos deixou lá e voltou. À noite ele é inteiro iluminado.
Casas cujo quintal é o canal. Na segunda foto reparem: O poste está no meio da água, sim e tem vários deles.
No nosso último dia de viagem (snif) não queríamos fazer muita coisa, pois o caminho de volta seria longo... mas olhando o nosso guia, a Ana descobriu um mercado de final de semana em Bangkok. O mercado é gigante e vale muito a pena conhecer, ache um mapa e mesmo assim você pode ficar perdido. Tem de tudo, comida crua e cozida, bebida, animais, essências, sabonetes, óleos, lenços, roupas para todos os gostos, artesanato, objeto de decoração, móveis... Se eu fosse morar em Bangkok, tenho certeza de que compraria várias coisas (ou quase tudo) para minha casa por lá.
O Chatuchak Weekend Market fica na Paholyothin Rd. (Google Maps)

Observação 1: Não recomendamos o tour pelos canais, não há muito o que ver e fazer, o único ponto marcante foi o Wat Arun, onde se pode chegar por outros meios.

Observação 2: O lugar que mais queria conhecer, entre os lugares que deixei de conhecer nesta viagem, foi o Mercado Flutuante, que fica uns 80 Km de Bangkok, tem que ir muito cedo e fica lotado de turistas, mas considerem (vejam as fotos) porque deve ser muito interessante. Com certeza irei da próxima vez que estiver por lá.

2 de junho de 2011

Tailândia: Bangkok IV - Wat Pho


O Buda Deitado é enorme e impossível de tirar uma foto inteira de lado dele, este foi o máximo que conseguimos
Também conhecido como o Templo do Buda Deitado ou Reclinado, é um dos maiores e mais antigos Wats em Bangkok (construído uns 200 anos antes de Bangkok virar a capital), abriga mais de mil imagens de Buda, entre ele o enorme Buda Deitado (uma estátua dourada de 46 metros de comprimento por 15 de altura). è um complexo dividido, na parte norte é onde fica o Buda Deitado e a escola de massagem e na parte sul é um monastério budista em atividade.

Vasos são para contribuições, as pessoas iam jogando moedas desde o início uma a um até o final e não eram poucos.

Wat Pho tem um pouco menos de detalhes do que o Grand Palace, mas bem pouco menos.
Na hora em que estávamos lá estava acontecendo uma cerimonia Budista...

Fomos caminhando do Grand Palace até lá, passeando pelo meio de várias feiras/mercados abertos.
Tuk-Tuks e aviso na entrada do Templo
DICA:
No Wat Pho é onde fica a Escola Nacional de Massagem Tailandesa, vale a pena pois além de boa é muito barata. (Thanks Ana pelo aviso no post anterior)

1 de junho de 2011

Inglaterra: Londres

Se depender de mim vão ter pelo menos 20 posts de Londres nesse blog! Essa é uma das cidades que eu mais gosto e definitivamente moraria lá um tempo (as outras opções por enquanto são NY e Barcelona).

Para começar vou falar de gastronomia e hotéis. Principalmente porque a maioria das minhas fotos de lá são antigas e a maioria era da época de revelar (sério!). E hoje em dia vou muito para Londres para trabalhar, então as dicas valem bastante a pena.

Hotéis: 
O melhor (por ser o mais descolado): Sanderson. A decoração foi feita pelo Phillip Stark e é simplesmente sensacional! Gente, tem uma mesa de bilhar roxa!!! Será que eu amei? Os quartos são lindos, com várias cortinas brancas e tudo foi colocado fora de eixo. Não pode ter TOC para ficar lá. Como todos os outros hotéis da rede Morgans, o elevador é super escuro. Nesse a idéia foi imitar o espaço. O bar do hotel é SUPER movimentado. Agito de segunda a segunda. Se não der para ficar hospedado no hotel vale bastante a pena ir um dia no final da tarde conhecer o bar. E tem que pedir o drink da casa - delicioso - não lembro o nome mas tem pimenta vermelha na receita. Também vale muito a pena jantar no restaurante do hotel. A comida é malaia e são servidas como tapas. No dia que eu fui pedi dicas para o garçon que foram muito gostosas. E a localização é ótema!

O hotel Berkeley é muito bom também. Bem localizado mas tem uma decoração mais clássica, bem londrina. O bom do Berkeley é que tem alguns restaurantes bem gostosos perto e também a Harrods.

O hotel Langham também é bom. Esse é super bem localizado (perto do Sanderson). Fica bem no final da Regent's St, perto do Oxford Circus. Também é mais clássico, estilo o Berkeley.

Agora os restaurantes:

O One-o-one é para quem quer comer pouco e frutos do mar. A carta de vinhos é bem boa e o atendimento é ótimo. Já recomendei para algumas pessoas que foram lá e gostaram muito.

Em Londres não dá para perder os restaurantes de comida asiática. Já sugeri o do hotel Sanderson e sugiro também o Mint Leaf, um restaurante indiano. Bastante indianos frequentam o lugar, que é bem escondidinho. Tem que descer uma escada e no final....um super restaurante legal! E os indianos comem com a mão!!! Mas não precisa seguir as tradições não, mas só cuidado que a comida é super apimentada