1 de abril de 2011

Vietnã: Hoi An I

Lojas e restaurantes a beira do canal no centro histórico
Hoi An é uma pequena charmosa cidade histórica mais ou menos na metade da costa. Antiga cidade portuária internacional e datada do século XV, hoje é uma cidade turística, que atrai pela sua beleza histórica bem conservada, praia e dezenas de alfaiatarias que fazem roupas da noite pro dia.
A arquitetura Vietnamita sofreu influência internacional, sobretudo da China e do Japão. As casas do centro histórico são em sua maioria de madeira. Entrou para lista de patrimônio cultural da Unesco em 1999, por ser uma cidade muito bem conservada, um exemplo de um porto internacional de comércio asiático.

Ficamos 3 noites por lá, uma excelente oportunidade para descansar, no hotel Hoi An Pacific, que fica perto do centro e tem um clube de praia, oferece bicicletas aos hóspedes e vans que fazem os trajetos entre Hotel-Centro e Hotel-Clube de Praia. Se passar por lá, os shakes de Manga e Coco são uma delícia!

No primeiro dia, eu ainda estava doente, e nos 'perdemos' um pouco nas lojas de tecido e alfaiataria. Lojas cheias de europeus mandando fazer ternos, blazers, vestidos, saias, etc, combinação dos tecidos bons e estampas maravilhosos com a mão de obra barata (é barato pra gente, para os europeus então imagina).

Mas uma coisa é certa, se você está acostumado com o acabamento das roupas aqui no Brasil, com certeza não gostará tanto assim do resultado final. O fato é que, o valor da mão de obra é muito pequeno perto do valor do tecido e por um pouco a mais (e algumas provas depois) o vestido vem pronto. O problema é que o corpo da brasileira, além dos costumes é claro, é muito diferente, para pedir um decote no vestido foi um parto (risos).

Eu tive mais sorte que a Ana, pois a menina que me atendia era melhor, sabia o que estava fazendo e se comunicava um pouco melhor, teve até que ajudar a atendente da Ana, além disso entendeu os meus desenhos (com detalhes indicados nas fotos de revistas é claro). Trouxemos os vestidos 'quase acabados', mas o retoque final foi aqui no Brasil mesmo.

Brother's Cafe
A parte mais legal deste dia foi sentar e ver a hora passar no Brother's Café, comida Vietnamita, ambiente muito agradável, mesas num lindo jardim na beira do canal, quando escurece, o jardim todo é iluminado por lanternas e luzinhas... Super recomendo! Depois voltamos de táxi bicicleta, sentada em duas no lugar de uma, demos muita risada. (Aproveite para andar nesta bicicletas com a cadeira na frente em Hoi An, que tem um trânsito pacato, porque nos outros lugares do Vietnã eu não me arrisquei)

Obs: Muitos turistas vão à Da Nang, atualmente cidade do porto, onde tem diversos resorts de praia, meio hora de Hoi An, mas recomendo ficar perto da cidade antiga. Se você for em épocas mais quentes e com o objetivo for ficar de pernas para o ar na praia, então vá mesmo para Da Nang, só não deixe de ir a Hoi An pelo menos uma vez.

Obs2: Vale a pena comprar tecidos por lá, porque a qualidade é muito boa, mas em vez de ficar se estressando com provas e explicações sem fim, perde-se um tempo valioso de viagem fazendo isso, nós tínhamos tempo, mas se não tiver não faça.

Nenhum comentário:

Postar um comentário