27 de junho de 2011

Brasil: Fernando de Noronha

Fernando de Noronha é um dos lugares mais bonitos do Brasil que eu já conheci. E é o lugar que eu gosto mais de passar dicas!!! Eu já fui em duas épocas: uma no começo de março e outra em agosto. São épocas BEM diferentes. É super importante saber o que você quer fazer em Fernando de Noronha para depois escolher a época do ano (surfar - dezembro, janeiro, fevereiro ou mergulhar - agosto, setembro, outubro). Agosto venta MUITO....

Bom, a primeira dica é que amanhece super cedo e fica escuro super cedo também. O melhor é acordar umas 7:00, tomar café e já sair para as praias. 

Acho que o primeiro lugar que tem que ir é na praia Cacimba do Padre. 



      Importante conferir os horários das marés. Chegando lá o melhor é ir direto para a Baia dos Porcos, que é no lado esquerdo da praia (tem que subir o morro). Levar sempre na mochila máscara e snorkel. 


        
    Na Baia dos porcos dá para mergulhar um pouco. Depois da Baia dos Porcos é legal dar uma passada na Americana.  E depois ficar o resto da manhã na Cacimba tomando sol!!! 


    De tarde dá para passear no centro histórico (tem a igreja, o forte) e depois ir andando para a praia do Cachorro, praia do Meio e praia da Conceição. É bem gostoso ficar na praia da Conceição. Tem um barzinho no meio dessa praia que toda música no final da tarde.



  
    No segundo dia vale a pena fazer o passeio de barco para ver golfinhos e  depois fazer uma parada na praia do Sancho, que é considerada a praia mais bonita do Brasil. Dá para ir para essa praia por uma trilha também. Eu sou super medrosa e só fui de barco. Tem que descer uma escada no meio das pedras...




      No terceiro dia dá para ir para a Praia do Boldró. É super bonita. E o mais legal é esperar a maré baixar e ir a pé para a praia do Bode, que é uma graça. De tarde dá ir na praia do Leão e na Ponta da Caracas. No Leão dá para mergulhar, mas o mar lá é sempre brabo. Também dá para aproveitar a viagem para este outro lado da ilha e ir no Sueste. Mas é legal ir no Sueste de manhã, para tentar ver tartarugas. Eu não consegui ver nenhuma. Já no aquasub vi um monte!


            Outro passeio imperdível é a  Praia do Atalaia. É um passeio demorado. Como só pode ir com guia, o ideal é tentar conseguir ir na primeira turma, que chega de volta depois do meio dia. O pessoal das pousadas conhece guias legais que podem levar para fazer esse passeio. É só combinar na noite anterior (fotos do atalaia censuradas!).


    De tarde dá para fazer uma visitinha no Air France e na igrejinha que tem perto do porto.



            Vale a pena: Fazer Aquasub. Eu vi um monte de arraias (até pretas com bolinhas brancas!), peixe verde fosforescentes, tartarugas..... Também, para agendar é só conversar com o pessoal da pousada que eles arranjam tudo. 

Dicas:

1) O barco do passeio dos golfinhos chacoalha bastante. Se você tiver problemas de enjôo, já compra remédio antes!

2) Site para pesquisas: http://www.noronha.pe.gov.br/ . Antes de ir já paga a taxa de preservação pelo site. Chegando lá voce não pega fila.

3) Sugiro a Pousada Pedras Secas. O telefone é (81) 36191625 e o email é pedras_secas@hotmail.com

4) Chegando em FN já alugue um buggy para todos os dias. Sai uns R$100 por dia e vale super a pena! Quando a van for te buscar no aeroporto você já pede pro guia uma dica de quem tem buggy.

5) Leve bastante protetor solar. Você vai ficar o dia inteiro no sol.

6) Tem uma pousada, quase no centro histórico, que tem cadeira de praia e guarda sol para alugar. Já fecha um preço  para todos os dias. 

Dicas de restaurantes:

1) Pousada Zé Maria – Vale a pena jantar lá. Mas não no dia do festival. É muito cheio e muito caro. Se não me engano o festival é na quarta e no sábado.

2) Pousada da Morena – Foi o lugar que eu mais gostei para comer. Tem um carinha tocando violão, é super legal.

3) Pousada Teju-Açu – essa tem que ir jantar. É super legal.

4) Cacimba Bistrô – é super legal lá!

5) Tecnicolor – Acho que é esse o nome. Vale a pena ir nesse lugar porque é super rústico. Tem uma moqueca BEM gostosa lá. Mas a casa parece é bem simples e as vezes uns ratinhos fazem companhia.

6) Para almoçar eu recomendo comer açaí na frente da escola ou comer tapioca na praça no centro, onde tem a lan house.

6 comentários:

  1. Preciso ir! Preciso ir! Preciso ir! Muiiiitooooo e com certeza usarei suas dicas!!!

    ResponderExcluir
  2. Queridos para que ir ao Caribe se temos Noronha um lugar muito especial ,preservado e com foco na sustentabilidade .a sensaçào que tenho é que, por ser um lugar de visitaçào e nào de turismo é o criterio para conhecer Noronha .suas praias sào encantadoras, tem uma culinaria maravilhosa e encontrei uma pausada chiquerima que se chama triboju em um site de viagens online (Zarpo)http://bit.ly/jzbclK vale a pena conhecer. abraços e boa viagem!!

    ResponderExcluir
  3. Faltou uma dica essencial, leve do continente repelentes, pois vc utiliza sempre e lá são muito caros!

    ResponderExcluir
  4. Com certeza esta dica deve fazer parte do post.... Obrigada!
    Eu não consigo me imaginar sem repelente lá.

    ResponderExcluir
  5. Eu nunca estive lá, mas seu relato é animador.
    Feliz 2012.

    ResponderExcluir