24 de fevereiro de 2011

Sudeste Asiático - Roteiro/Panorama Geral

Decidimos que queríamos ir para o Sudeste Asiático, então começamos a pesquisar as melhores épocas, etc... Decidimos ir em Janeiro que estava dentro da época recomendada em geral (Outubro a Março) e começamos a pesquisar.
Nossa ideia inicial era fazer o clássico Camboja, Vietnã e Laos, mas a passagem melhor era via Bangkok. Tiro e queda, quando vimos as fotos das praias da Tailândia resolvemos passar nosso Reveillon por lá e deixar o Laos para uma outra vez. (Não gosto de viagem para conhecer o mundo em 90 dias, se pudesse e tivesse tempo ficava no mínimo 5 dias em cada lugar, e ainda assim dependendo do lugar, 5 dias pode ser pouco. Além disso, viagem não foi feita para te deixar estressada, pelo contrário férias é tempo de descanso.)

No final nosso roteiro ficou o seguinte:
TAILÂNDIA: Phuket (2 noites), Koh Phi Phi (4 noites - reveillon) e Krabi (1 noite) - esta foi a parte da viagem para praia, sol, mar e descanso...
CAMBOJA: Phnom Penh (2 noites) e Siem Reap (3 noites) - aqui, dependendo do horário que você chega ou sai da capital, uma noite pode ser o suficiente.
VIETNÃ: Ho Chi Min City (3 noites), Hoi An (3 noites), Hanoi (4 noites, sendo uma no cruzeiro de Halong Bay)
TAILÂNDIA: Bangkok (3 noites)

Voamos do Brasil pela Catar Airways, de Guarulhos até Doha são 14 horas de voo, espera duas horas no aeroporto e mais 8 horas até Bangkok, super cansativo, mas por uma boa causa. (A companhia aérea é muito boa, recomendo!)

Dicas para aguentar essa viagem super longa (a minha começou e terminou em Curitiba e com o atraso da TAM na volta minha ida durou 36 horas e a volta 38):
- Se sua espera em Guarulhos for longa, vale a pena pesquisar os hotéis mais perto ou usar o Fast Sleep dentro do aeroporto (tomei banho e dormi por algumas horas e foi Ótimo).
- Não quisemos dormir em Doha (que várias pessoas nos recomendaram), mas como íamos direto para Phuket na ida, ficamos no Novotel do aeroporto Suvaranabhumi, eles cobram o período, não é barato, mas é bem bom seja pra dormir e tomar banho, seja pra almoçar na piscina...

Já na Tailândia usamos a Thai Airways, que eu achei bem boa, ficamos impressinadas com o fato de ter vôos diários de Bangcoc à Phuket em Boing 747, já que o destino é uma ilha e mesmo assim o aeroporto comporta o pouso. Com ela também voamos Krabi/Bangkok/Phnom Penh.
E os trechos Siem Reap/Ho Chi Min City, Ho Chi Min City/Hue, Da Nang/Hanoi e Hanoi/Bangkok, estes foram todos pela Vietnam Airlines.

A Tailândia não precisa de visto, mas precisa do Certificado Internacional de Vacinas para Febre Amarela (tome em qualquer posto de saúde e o certificado internacional é expedido em qualquer aeroporto intenacional). Já o visto do Vietnã tiramos pelo Consulado em Brasília, mandamos nossos passaportes com as taxas recolhidas e formunlários preenchidos e nos concederam o visto de 15 dias (mais detalhes aqui). E o visto do Camboja foi tirado no prórpio aeroporto na chegada, pagamos a taxa em dólares e entregamos uma foto (3x4 ou 5x7) e sai na hora.

Esse é só o roteiro, com o tempo faremos os posts relacionados aos lugares que conhecemos. By the way, fomos no inverno, mas tirando o norte do Vietnã, nos outros lugares foi um calor de +/- 30ºC. A região é incrível, o povo acolhedor e a estrutura turística é boa. Aproveitem!

GUIAS UTILIZADOS:
- Vietnam, Cambodia, Laos & the Greater Mekong, Lonely Planet
- Wallpaper* City Guide: Hanoi e Bangkok, Phaidon
- Eyewitness Top 10 Travel Guide: Bangkok, DK Books

Nenhum comentário:

Postar um comentário