17 de março de 2011

Camboja: Templos de Angkor

Bayon, no Angkor Thom
Angkor é um dos locais arqueológicos mais importantes no Sudeste da Ásia, entre templos e área verde, sua extensão é de aproximadamente 400 Km². O Parque Arqueológico de Angkor contém as magníficas ruínas de diferentes capitais do Império Khmer, entre os séculos IX e XV, incluíndo o famoso templo de Angkor Wat (o mais bem conservado deles). Em 1992, a Unesco listou Angkor como  Patrimônio Cultural da Humanidade.

O Império Khmer começou com Jayavarman II que se auto proclamou 'Monarca Universal' no ano de 802, foi ele quem iniciou o legado de Angkor, com sua incrível rede hidráulica de bacias hidrográficas, canais e plantações de arroz que não só garantiu subsistência de milhões de pessoas, mas também permitiu acumular um excedente usado para financiar suas inúmeras construções. E o declínio do Império foi no auge da sua admirável produtividade, há indícios de que a rede de irrigação foi sobrecarregada e começou a sedimentar devido ao enorme desmatamento nas áreas densamente povoadas ao norte e leste de Angkor.
Mapa do Parque Arqueológico de Angkor

Angkor, sem sombra de dúvida, é um dos lugares mais fascinantes que eu já fui, fizemos apenas dois dias de tour entre seus templos, nossa visitação foi dividida em:

1º dia: Circuito Curto - Começamos o dia em Angkor Wat, depois para o Angkor Thom, pelo portão sule o motorista do Tuk Tuk nos deixou no Bayon (lindo, lindo lindo), de lá andamos até o Baphuon, Phimeanakas, Terrace of the Elephants e Terrace of The Leaper King (onde paramos para almoçar), depois no Tuk Tuk novamente, fomos ao Ta Prohm, que é muito legal com as raízes das árvores passando por cima da estrutura do templo (o filme Tomb Rider foi filmado aqui), depois para o Banteay Kdei e terminamos o dia no Phnom Bakheng, para ver o por do sol.

Banteay Kdei
2º dia: Circuito Longo - Passamos por Angkor Wat e Angkor Thom diretamente para o Preah Khan, depois o Preah Neak Pean, que é uma espécie de 'Templo Ilha' (uma piscina quadrada cercada por outras quatro menores, a água fluía por elas pelas fontes em forma de cabeça: humana, elefante, cavalo e leão), Ta Som, East Mebon (tem um formato de pirâmide) e para o Banteay Srei, que fica 37 Km de Angkor Wat. Neste dia vimos o por do sol da piscina do hotel, porque realmente estávamos muito cansadas.

Preah Neak Pean
Por do sol relaxante

Curiosidades:
* A palavra 'Angkor' vem do sânscrito e refere-se a 'cidade', já as palavras 'Thom' e 'Wat' são do idioma Khmer e sua tradução é 'grande' e 'pagoda', portanto podemos entender que Angkor Thom é a Grande Cidade e 'Angkor Wat' é a 'Cidade do Templo'.
* O início da construção de Angkor Wat é datado de de 1112, e ainda é a maior construção religiosa do mundo, é dedicada ao deus Vishnu (Wikipedia) e projetado como seu templo funerário.

Fontes:
* United Nations Educational, Scientific and Cultural Organization, UNESCO
* Vietnam, Cambodia, Laos & the Greater Mekong, Lonely Planet
* The Treasures of Angkor, White Star
MAPA: Canby Publications

Um comentário:

  1. É mesmo, Siem Reap foi um dos lugares mais fascinantes que conheci!!! Impressionante como um lugar desse tamanho, com templos monumentais, ficou esquecido por pelo menos 500 anos. Os templos foram redescobertos no início do século XX por pesquisadores europeus e desde então existe uma forte tentativa de preservação do lugar. Só nos anos em que Pol Pot foi o governador de Camboja que houve um pouco de destruição e retrocesso nas descobertas.

    O templo mais bonito de todos é, sem dúvida, o Angkor Thom. Tem alguns que são mais preservados, mas atmosfera desse lugar é sensacional!

    ResponderExcluir