10 de março de 2011

Camboja: Phnom Penh III

Phnom Penh é uma cidade que mostra bastante a cordialidade do povo, o assédio aos turistas e o stress do trânsito do Camboja. Lá também já é possível sentir bastante os efeitos do ar seco: várias pessoas usam máscaras na rua. A explicação que ouvi é que as máscaras são para proteger da poluição, mas a cidade não é tão poluída assim. Nos meses de inverno chove muito pouco e a temperatura beira aos 30 graus celsius (imagina no verão, que passa dos 40!). A vegetação é muito parecida com a de Cuiabá...o que já dá para dar uma ideia para quem foi para a Capital do Mato Grosso.

Em Phnom Penh os rios Tonlé Sap e Mekong se encontram, o que faz da cidade um importante "'icone" geográfico. O Delta do Mekong (que abrange mais o Vietnã) é a segunda maior área alagada do mundo (na época das cheias - verão), atrás apenas da bacia do rio Amazonas. A cultura local se adapta perfeitamente às épocas de seca (inverno) e às épocas de cheia. A bacia desses rios quituplica de tamanho no verão!!! Imagina o que não chove!

Assim como na Tailândia, tudo é muito perfumado e leve. As roupas de cama, as toalhas, as massagens, tudo, tem um cheiro muito gostoso. Olha o capricho do nosso quarto no hotel:


E todos os dias tinham flores em cima da cama!

Uma coisa que me impressionou muito lá foi o trânsito (Amelie já falou um pouco, mas quero desabafar!!). Sabe quando mandam um video por email de cenas bizarras de trânsito e que certeza que são montagem?? Pois é, não são! A única vantagem é que as pessoas dirigem MUITO devagar. Por isso não acontecem muitos acidentes. Mas não tem respeito nenhum pelas leis básicas de trânsito: todo mundo anda na contra-mão, buzina para tudo, faz ultrapassagens perigosas...e os cruzamentos - SOCORRO!!! hahahaha! No começo, quando pegamos (cedendo à pressão master do motorista) o tuk tuk para fazer o city tour, quase surtamos. Depois começamos a filmar e dar risada. E atravessar a rua??? Impossível. O jeito é seguir um cambojano nessas horas. Bem mais seguro.

Dica: Para o Camboja pode levar dólares apenas. É praticamente a moeda local. Cuidado apenas com as notas falsificadas. Importante também é negociar as compras: baixa-se bastante o preço.

Nenhum comentário:

Postar um comentário