22 de março de 2011

Vietnã: Ho Chi Minh City (Saigon)

Saigon....a cidade mais famosa do Vietnã! A mais descolada e com o pessoal mais simpático também! Saigon era, antes da Guerra do Vietnã, a capital do Vietnã do Sul. Mais liberal que o restante do país, tem aproximadamente 7 milhões de habitantes (dados do pessoal local, nas fontes mais confiáveis achei algo em torno de 6 milhões). E pasmem...quase não tem prédios...imagina a área que não deve ocupar!!!

Com o final da Guerra, o Vietnã do Norte, comunista, tomou conta da cidade e mudou o nome para Ho Chi Minh City (Ho Chi Minh foi um estadista vietnamita que é venerado pelos comunistas). Além de mudar o nome, os comunistas espalharam bandeiras pela cidade inteira - tanto com o símbolo do comunismo como a bandeira do Vietnã. Imagina só como o povo da cidade não é amargurado...Ai de você chamar de outro nome senão Saigon.

A história da cidade é muito interessante. Passaram por lá franceses, americanos, cambojanos, tailandeses...Tudo contribuiu para a característica do lugar. A história da Guerra (que durou MUITO mais tempo do que imaginamos) é fantástica, principalmente para aprendermos que o mais importante estratégicamente é conhecer a cultura local e não necessáriamente ter o armamento mais pesado.

A chegada no Vietnã (do aeroporto internacional) já mostrou um pouco como a cultura é diferente dos outros países que visitamos nessa viagem. É difícil achar alguém que fale inglês bem...taxista então - impossível. O trânsito da cidade é MUITO caótico. E eu achando que o máximo de insanidades no volante que ia ver era no Camboja. Lá tem muita moto e muito carro. Trânsito lento e sem respeito nenhum das leis por parte dos motoristas.



Em um dos dias que eu estava passeando pela cidade e fui expulsa do Museu exatamente as 5pm quase fui atropelada por uma moto na calçada!!! Eles não estão nem aí para pedestres ou sinaleiros. Passam por cima de tudo mesmo.

Ficamos no Hotel A&EM, no centro histórico da cidade. Super bem localizado e muito bom. Só que lá ninguém fala inglês. Pedir uma torrada no quarto foi impossível - mesmo!

No Vietnã as pessoas tem o costume de comer sentadas em micro cadeiras nas ruas. E comem de tudo, inclusive coisas que estamos acostumados a comer no almoço, mas em pleno café da manhã. Aquele cheiro todo de comidas super temperadas me dava embrulho no estômago na porta do hotel.

Nenhum comentário:

Postar um comentário