29 de março de 2011

Vietnã: Ho Chi Minh City (Saigon) IV - Cu Chi Tunnels

Antes de comentar sobre Hoi An, PRECISO colocar aqui um último post sobre Saigon. Já dá para perceber que eu gostei muito da cidade, né? Mas o melhor passeio foi o último que eu fiz. É imperdível ir para os túneis de Cu Chi. Acabei pagando bem caro por esse passeio porque eu precisava voltar cedo para o hotel para irmos para Hue, mas dá para fazer por US$5,00.

Antes de viajar pedimos dicas para várias pessoas. Uma delas me indicou Cu Chi para ir, inclusive dando ênfase para a parte em que você pode atirar com as armas utilizadas na guerra do Vietnã. Adorei!

Em Cu Chi aprende-se muito sobre estratégias de guerra. É impressionante como conhecer a cultura local faz diferença. Os famosos túneis da guerra...Como cozinhar, cuidar de feridos, criar armadilhas para os opositores....e também quem eram os vietcongues. Os vietcongues eram trabalhodores que teoricamente eram aliados do Vietnã do Sul e durante a noite matavam os opositores do Vietnã do Norte. Bom, anyway, passeio sensacional. Não vou contar muito para não tirar a expectativa, mas algumas fotinhos valem a pena:






Eu atirei com a AK47 (curiosidade: a arma que mais matou no mundo). Mas é possível atirar com várias outras armas. Tá, não certei nem perto do alvo!!!!

Também dá para entrar nos túneis (última foto). Você pode andar 10, 100 ou 150 metros. os túneis foram adaptados para estaturas ocidentais (na época da guerra eram muito menores). Minha claustrofobia não permitiu andar nem 5 metros. Mas deve ser bem interessante.

Já comentei em posts anteriores que a vegetação da Ásia é muito parecida com a do Brasil. Lá em Cu Chi me obrigaram a experimentar mandioca....Tentei argumentar que conheço bem uma mandioquinha, mas não tive escolha. Comi. O problema é que lá eles comem com açucar....Uma afronta à nossa sensacional mandioquinha frita!!!!

4 comentários:

  1. Amiga, queria ter ido hein! Mas minha saúde não permitiu... Acho que esse foi o passeio mais legal, pois foi o que vc ficou mais animada! Bom já tenho que programar a volta para Saigon.


    Já tinha esquecido da história da Mandioca...

    ResponderExcluir
  2. Ola!

    por acaso vcs sabem se tem como fazer o esquema de fechar com um taxista? Tds os blogueiros comentaram que compraram em agencia e foram de onibs...mas eu queria um private tour ( pelo horario do meu voo n da pra pegar os passeios das agencias)!

    obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Então, a ANA fez esse tour particular, motorista particular, porque também íamos viajar no dia, o grande problema é que ela não tem anotado o nome da agência e esqueceu, mas sei que ela negociou lá mesmo, um dia antes!

      Excluir
    2. Já viu a http://www.exotissimo.com agencia que fez nosso tour particular para o Delta do Mekong?

      Nossa experiência com viagem de taxi não foi muito boa no país…

      Excluir